quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Comendo em Paris - parte I

A maior preocupação de quem viaja (principalmente brasileiros) é a comida! Acho que somos muitoooo apegados a nossa comida (que é deliciosa, fato) e por isso não conseguimos ampliar nossos horizontes e comer coisas diferentes! Quantas vezes você não ouviu um turista recém-chegado dizer: "Ah, o Mc Donald's de lá é igualzinho ao daqui". AHVÁ! É uma franquia, minha gente! Logo, o Bigmac é igual em qualquer lugar do mundo! O mesmo se dá ao subway, burger king e etc.

Por isso, o meu conselhor é: desapegue! Não tem problema se vc for uma vez ou outra ao Mc Donald's, mesmo porque, desbravar um restaurante de outro país requer esforço, mesmo que vc conheça a língua, e ficar perguntando tudo para o garçon se torna desgastante, mas procure conhecer o que é do lugar, coma algo que vc nunca comeu antes, experimente, goste, não goste, você nunca sabe quando poderá voltar àquele lugar, experimente o que ele tem para te oferecer! O máximo que pode acontecer é você não gostar. Simples assim!

Hoje contarei a minha experiência gastronômica em Paris, mas ainda passarei por outros lugares para que o blog não fique monotemático:

- Os clássicos

Tem coisas que você não pode deixar de experimentar! Você não é obrigado a gostar, mas voltar de Paris sem experimentar essas delícias.. hummm, é um sacrilégio!

Os macarons 

(eu e Ju no Paul do Marais, Paris) 
Esses docinhos nem sempre foram de acesso a todos, 'no século XVI, o macaron foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza. As primeiras a fazer os biscoitinhos na França foram as irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy."  É difícil definir o que ele seja, lembra a um suspiro com um creminho entre as duas partes, e tanto a massa quanto o recheio têm sabor. Como vocês podem ver, eu e a Ju queriamos experimentar TODOS os sabores e compramos essa caixinha! Ela não é irresistível? Só que as gulosas comeram TODOS de uma vez! rs Foi a primeira e última vez que comi Macarons em Paris. Mas comi! hah E gostei! 
Recomento o de Baunilha, Chocolate e Café. A Ju adorou o de Pistache. São deliciosos! Esses são de uma rede chamada  Paul - tem em todo lugar e serve lanchinhos ótimos com um preço honesto - os mais famosos são da Ladurée, parecem jóias de tão delicados! Enfim, não deixe de comer um Macaron quando for a Paris! Mas não faça como eu, coma um de cada vez..rs

Crépe 
(Ju, Cris e Eu, crépe de uma barraquinha no Trocadero, onde tem a vista para o Torre)

Tem milhares e em qualquer esquina e são todos uma delícia. São uma ótima opção para quando você está andando o dia todo e precisa de um lanchinho rápido. Existem restaurantes especializados, mas eu comi aqueles de rua mesmo!
Tem salgados e doce. A boa notícia: chocolate significa NUTELLA! Tudo tem NUTELLA! Isso é amor! S2
Esse daí da foto era de Nutella com Banana (eu sei, saí do Brasil para comer Banana, mas era o que tinha, eu juroooo!) os outros sabores eram como geléia de fruta e não com a fruta mesmo, como no caso da banana. A disponibilidade das frutas é sempre de acordo com a estação! São baratos, deliciosos e super franceses! Não tem porquê não experimentar!
Croissants
Em qualquer petit déjeuner vocês encontrarão os famosos croissants, só por curiosidade, o significado da palavra é Crescente, e este nome é por causa do formato da Lua! (assim como acontece no espanhol) Parece-se bastante com o Croissant daqui, mas a massa é levinha, e não tem recheio. (só no Brasil mesmo que a gente põe recheio em tudo!) você pode por geléia ou mel, manteiga, enfim, mas com frango com catupiry, não tem não! 
(Petit Dejeuner do brasserie "amiga" próxima ao apê que eu NUNCA lembro o nome!) 
O petit dejeuner geralmente tem croissant ou baguete com manteiga/mel, suco de laranja (jus de orange) que não é natural, é daqueles de caixinha, sabe? e café créme, o nosso famoso café com leite! hehe 

Bem, me dei conta de que são muitas coisas para contar, então farei por partes, por hoje, ficam alguns clássicos! 
Aproveitem para ver esse vídeo, ele traduz exatamente as melhores coisas de viajar - Move, Learn, Eat - ficamos agora com o Eat 

Bonne Apetit! 

Nenhum comentário: