sábado, 10 de setembro de 2011

Musée du Louvre - Paris

É incrível. É enorme. É é é.. inexplicável.
Lembro bem que no meu primeiro dia em Paris fiz questão de ver três coisas: a Torre Eiffel, a Notre-Dame e o Louvre. E nós vimos. E fizemos tudo a pé! rs Foi cansativo, mas valeu a pena!!
Reserve boa parte do dia para visitar ao Louvre. Em minha viagem, eu fui duas vezes, e como era verão, tivemos sorte: durante dois dias da semana - quarta e sexta - o museu ficava aberto até às 21h, e depois das 18h era grátis para menores de 26 anos, mas quem tivesse mais de 26 pagaria apenas 6 euros! Ou seja, fui ao Louvre duas vezes e DE GRAÇA! Coisas que só a Europa faz por você!

Na primeira vez, apenas observei a arquitetura, molhei meus pezinhos na fonte, tirei foto das pirâmides e passeamos pelo Carrousel du Louvre. É uma espécie de shopping que tem no piso subterrâneo, tem umas lojinhas mais caras mas tem uma livraria incrível onde eu comprei livros de arte por 2,00 e 3,00 euros!
Você pode fazer tudo isso sem pagar, porque não é "dentro do museu"!
 (molhando os pezinhos na fonte! O calor é brabo, minha gente!) 
( vista do Louvre vindo pelo Jardin des Tuilleres) 

(a pirâmide invertida: o Carrousel du Louvre é em torno dessa pirâmide) 

Depois, voltei ao Museu para visitá-lo de fato. É muito grande e se perder é inevitável. Tem mapas em todas as línguas (pra nossa sorte! são poucas coisas em português por lá) e este mapa te indica as obras mais famosas! Isso ajuda bastante porque é muita coisa e as coisas mais conhecidas não ficam no mesmo lugar. Então, fizemos o circuito "obrigatório" do Louvre com as principais obras: 
 (Ramsés) 
 (é grande...) 
(Achei fofo!) 
 (Monalisa!!!) 
 (Código de Hamurabi) 
 (Eros e Psique) 
(jóias da Coroa) 
(Vênus de Milo) 

O que hoje é o Museu já foi um Palácio, o Palácio do Louvre, que serviu de moradia por várias gerações da monarquia francesa até o reinado de Louix XIV que levou a família real pra Versailles. A importância história do museu é inquestionável. Ir a Paris e não ir ao Louvre é uma heresia! Mesmo que você não goste de arte, pelo menos conheça a arquitetura, veja a Monalisa (é uma "quadrinho" pequeno e vc tem que disputar com milhares de japoneses para tirar foto mas é uma experiência única!) 

A minha segunda visita ao Louvre foi bem mais tranquila, me deixei surpreender por de repente encontrar um quadro famoso, ver um artista fazendo uma réplica, enfim, passear sem ficar procurando tudo no mapa! Eu adoro museus, então... sou suspeita! 

Como sempre, tudo se transforma às noite, e a paisagem fica ainda mais linda: 

E se vc quiser rir da minha cara, vê esse Video  aqui do dia que vimos o Louvre iluminado à noite!

Nenhum comentário: